Livro IEAc

Apresentação do Livro IEAc: o Método L.E.SCAnning®

Este livro é o resultado de uma promessa, transformada em sonho. 10 anos depois do meu retorno ao Brasil, após ter passado maravilhosos e inesquecíveis 4 anos trabalhando junto à Equipe LESCA (ago/2000 até nov/2004) e em aprendizado diário e contínuo possibilitado pela vivência e permanência no bureau do professor Humbert Lesca, consigo finalmente finalizar sua tradução e adaptação. É uma espécie de reconhecimento, em formato de um livro. Não consigo listar exatamente todas as dimensões envolvidas, mas certamente é um presente que assume a forma de tempo, dedicação, persistência, coragem e saudade. Seu valor é enorme, imensurável. E muito representa. É, de fato, um símbolo de um divisor, entre o antes e o depois.

O método L.E.SCAnning® apresentado em tradução e adaptação do livro francês (LESCA, 2003) é o resultado de um trabalho de equipe efetuado desde a década de 80 por uma equipe de professores e pesquisadores, sob a Direção do Professor Humbert LESCA, no Laboratoire CERAG - UPMF - Grenoble, França. Mais de 25 teses de doutorado em Ciências de Gestão (http://www.veille-strategique.org), numerosas pesquisas-ação em empresas e diversas intervenções sob a forma de consultoria, além de artigos e também outros livros, estão na base deste trabalho, o qual busca centralizar as principais contribuições de cada um desses esforços de pesquisa. As pesquisas foram encorajadas e parcialmente auxiliadas pelo CNRS, CAPES e CNPq. A presente obra constitui a valorização de nossos resultados.

Depois de quase uma década de esforços no Brasil, percebe-se um crescente interesse por parte das organizações em conhecer, implantar e tornar perene um processo de Inteligência Antecipativa. O principal objetivo apontado é que elas desejam melhor conhecer seu ambiente de negócios pertinente e antecipar mudanças que podem ocorrer. Percebe-se igualmente que não bastam mais somente as ferramentas e sistemas automatizados. Busca-se um conhecimento diferenciado que possa somar-se aos modernos processos de inteligência competitiva, trazendo um diferencial. Assim pois é o método L.E.SCAnning® que apresentamos nesta obra, o qual é particularmente voltado para a antecipação, sinais fracos e indícios antecipativos que emanam do ambiente alvo, bem como a exploração coletiva de informações para a criação coletiva de sentido, desenvolvimento da inteligência coletiva da organização e aprendizagem coletiva, contribuindo para a gestão de conhecimento organizacional.

Este livro não objetiva apresentar a Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva (IEAc) em todos os seus detalhes. Nosso foco aqui é na compreensão geral do conceito e principalmente no método L.E.SCAnning® proposto para o uso prático e operacional da IEAc. Este livro tampouco pretende fornecer bases teóricas da IEAc (estas bases são fornecidas nas teses de doutorado defendidas pelos membros de nossa equipe - diversas delas acessíveis no site http://www.veille-strategique.org). Também não busca apresentar um estudo comparativo dos diferentes métodos que existem em matéria de Inteligência, apesar de evocar termos, conceitos e outros modelos relacionados à inteligência e monitoramento do ambiente. Nossa pretensão para este livro está voltada tão somente e diretamente ao método L.E.SCAnning® (Learning Environmental SCAnning). O leitor interessado por um estudo comparativo pode buscar nossos artigos e trabalhos doutorais de base.

Utilizamos frequentemente o verbo condicional, pelas seguintes razões:
- A implantação da IEAc depende de customização e do sob medida, seguindo preceitos da Teoria da Contingência e da Racionalidade Limitada.
- Estamos na área das Ciências Sociais, onde os homens e suas interações têm um papel central e onde as atividades de experimentação se impõem. É muito difícil afirmar, a priori, que tal resultado desejado será totalmente atingido.
- Muito embora a rica experiência acumulada pela nossa equipe, em especial pelos nossos colaboradores franceses, não podemos perder de vista a modéstia que se impõe em uma disciplina tão complexa.

Desejamos a todos, uma boa leitura.
Para qualquer compreensão adicional que se fizer necessária, estamos à disposição através do e-mail rjmuniz@ufrgs.br.
Teremos todo o prazer em atendê-los.

Profa. Raquel Janissek-Muniz, pelos autores.

Para solicitar o seu exemplar, entre em contato conosco: rjmuniz@ufrgs.br