Consultoria

Consultoria

NOSSA OFERTA: Capacitação e Consultoria

Proposta de capacitação in company e acompanhamento remoto

O método IEAc (Inteligência Estratégica com ênfase na antecipação e a partir de esforço e interpretação coletivos) busca atender às seguintes questões:

- Como implantar, num curto espaço de tempo, um processo simples de Inteligência Estratégica, e que possa evoluir gradativamente?

- Como passar de práticas individuais dispersas de Inteligência Estratégica para um processo de interesse coletivo?

- Como dar vida ao processo de Inteligência Estratégica?

Busca-se adicionalmente:

- Diagnosticar práticas atuais de inteligência na organização.

- Ajudar a explicitar e avaliar a necessidade da organização em matéria de Inteligência Estratégica.

- Avaliar a contribuição da Inteligência Estratégica ao processo produtivo de valor agregado da organização, ou de parte dela.

- Ajudar a construir um projeto de implantação de Inteligência Estratégica com ênfase na antecipação e a partir de esforço e interpretação coletiva.

- Adaptar o dispositivo padrão de Inteligência Estratégica às condições operacionais da organização.

Nossos objetivos são estes:

- Simplicidade: Implantação de um dispositivo tão simples quanto possível, efetivo, rápido, completo e funcionando!

- Resultados: Produzir resultados visíveis nos 3 primeiros meses após implantação do dispositivo.

- Prazo: Implantar o dispositivo de 3 a 6 meses, de acordo com a organização.

- Custo: Pouco investimento para iniciar. Alta relação custo/benefícios tangíveis e intangíveis e melhoria do perfil gerencial.

- Efetividade: Fazer com que "funcione". Ou seja, fazer com que o dispositivo implantado seja efetivamente aceito e usado pelos membros da organização envolvidos.

- A informática não é indispensável no início.

- Sem obrigação de contratação de uma pessoa especializada, se o cliente não a desejar.

- Coordenação do processo por uma pessoa delegada, de tempo parcial, se o cliente o desejar.

- Apenas alguns turnos (6 a 8) de intervenção do consultor externo serão suficientes. Eles serão usados para animar sessões de trabalho (meio-dia cada uma) reunindo os membros da organização chamados para compor o coletivo.

Saber selecionar as boas informações é uma questão de formação. Trabalhar individualmente já não é fácil, em equipe é menos evidente ainda! Exercer o papel de ‘antena’, perceber como um ‘radar’ se estabelece e se mantém em funcionamento, são ideias simples, mas que exigem astúcia, percepção aguçada, e que pode ser melhor realizado com a orientação de uma equipe técnica capaz! A Inteligência Estratégica é um processo complexo, e requer tempo para a realização das diferentes fases. A implantação supõe uma abordagem modular, que inicia pela sensibilização e definição da equipe de projeto, seguidos de uma formação geral dos membros da organização disposta a praticar a Inteligência Estratégica. Deve-se então realizar capacitação específica às etapas do método escolhido, o que deve ser feito de forma seqüencial e evolutiva à medida que os profissionais envolvidos no processo compreendam e avancem na realização das tarefas definidas.

Nossa equipe altamente capacitada, com atividades nessa área desde os anos 90 e com forte interação com equipe francesa vanguardista (Université de Grenoble) pode capacitar você e sua equipe! Entre em contato conosco para mais informações. Envie um e-mail para rjmuniz@ufrgs.br

Comentários de CLIENTES:

"Quando me designaram para ser o responsável do projeto de Inteligência Estratégica Antecipativa, eu fiquei com medo… Eu via tudo isso como uma prova muito complicada… Eu não conseguia ver como eu poderia realizar isso e o que fazer! Mas vocês nos fizeram descobrir que existe uma maneira muito simples de fazer... e em pouco tempo."

"Finalmente as boas informações de Inteligência Estratégica Antecipativa são em menor quantidade do que eu imaginava, mas elas são de melhor qualidade. Além disto, elas são efetivamente utilizadas."

"Sinceramente, eu não achei que fosse possível implantar um processo de Inteligência Estratégica Antecipativa de forma séria numa pequena empresa com 20 pessoas. Entretanto, vocês nos mostram que é possível, e útil."

Para receber uma proposta personalizada de intervenção em sua organização, entre em contato conosco: rjmuniz@ufrgs.br